quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Casas em estilo Art Decô sobrevivem na Casa Verde

No ano da França no Brasil, o estilo francês em artes aplicadas, Art Decô, que tanto fez sucesso nos anos 20 ainda, se faz presente em muitas regiões da cidade de São Paulo, principalmente nas centrais, como Santa Ifigênia ou a Avenida São João, no entanto, muitos imóveis neste estilo de arte decorativa sobrevivem aos efeitos do tempo e as mudanças estéticas dos últimos séculos, na região da Casa Verde.
“Algumas casas chegam há datar 85 anos, e muitas mantêm a arquitetura original, janelas, portas. Acho que elas sobreviveram tanto tempo por causa da proximidade do bairro com o Campo de Marte, que impede a construção de grandes prédios e conserva aquelas estruturas antigas”, diz Cláudio, corretor de uma das imobiliárias da região.
Apesar de uma parcela significativa destes imóveis estarem conservados – por proprietários ou mesmo pelas imobiliárias - há outra que se encontra em estado inabitável, devido à degradação que sofreu ao longo dos anos, e a ausência de profissionais, que de maneira adequada façam a restauração. Cláudio explica que restaurar tais estruturas fica caro demais, porque não é fácil encontrar profissionais que se disponham à tarefa devido ao grau de complexidade. Mesmo sendo antigas, a venda e o aluguel destes imóveis é maior devido ao baixo custo por conta da estrutura desgastada.
Esta relação de baixo custo associada ao estilo elegante e confortável da Art Decô foi crucial para a escolha do local de moradia de Cezarino de Paiva, 88, que há 50 anos reside com sua família em uma casa na Rua Bernardino Fanganiello. “Morava em um lugar muito ruim entre o Bairro do Limão e o Jardim das Laranjeiras, então um dia eu passei por esta rua e vi a placa dizendo ‘ALUGA-SE’, então liguei na Imobiliária e quando eu subi a escada gostei do lugar, era grande, tinha uma sala espaçosa”, relembra mencionando o fato da dificuldade de manter o imóvel com a arquitetura e o estilo original. “Eu gosto da arquitetura, só que reformar é complicado porque se você olhar no muro tem um desenho feito em cimento que é saliente, se nós rebocarmos o muro, isto se perde”, finaliza o antigo inquilino.
Segundo moradores do local o que diferencia as casas em estilo Art Decô das demais, é a presença da geometrização em efeito artístico, que se acentua principalmente nas “fachadas” das residências, no entanto, como são antigas, este efeito diferencial se perde entre os prédios, placas, e toldos da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário